terça-feira, 29 de setembro de 2015

VERSÃO DE UM ANJO CAÍDO

O QUE NÃO FOI DITO


   Sou uma mulher, senhora. Não  tenho filhos nem  família. Já andei praças, ruas,  descaminhos, não fiz feliz minha agonia. Sou uma mulher,  senhora. Vivo na rua procurando sombra, bancos para alojar o meu corpo fragmentado, desossado. Fizeram dele passagem e não soube mais onde me encontrar. Tenho cinco filhos entre mulheres e homens. Das mulheres sinto mais pena, espalharam-se por aí, como pólvora de revólver. Quem atirou não fui eu. Já tive alguns homens na vida e aprendi que a palavra não vale o peso da vontade. As minhas perderam a força muito antes de eu perder os caminhos. Hoje meu tempo é de subtração. Arrumei um companheiro, seu nome é Satánas,  Ele é meu mestre, meu guia.  Mil frases todos os dias. Fico em vigília, já não durmo. A vida não se escolhe, a senhora sabe disso. Não tenho outro destino. Satánas é minha benção. Morei em tantos lugares, desde aquele dia não encontrei mais parada.

  Foi numa noite de pouca lua, ele se dividiu em quatro, disse que era castigo. Os olhos avermelhados, eu perdi os sentidos. Estourou os meus tímpanos, rompeu  minhas  membranas. Senhora, não olhe pra mim desse jeito, não duvide da minha palavra, ela perdeu a força, mas falo a verdade. Não duvide. Tenho anos grudados na pele e partes que sangram no corpo. Carrego coisas, cobertores, casas e sacolas, não interessa o que levo dentro. Já não sinto frio nem medo. Também não preciso de ajuda. Pra mim não existe futuro. Não tente saber nem criar minha história, sou isso que a senhora vê.  Sou essa porção vestida,  que não encontra sossego. Fico com o peso da minha carne, os ossos  já não valem muito, doem por todos os lados.  A senhora  já pode ir e procure não voltar.

Um bastão de madeira nas mãos
Quatro sacolas de plástico no chão
Cobertores e coisas dentro das sacolas
Uma touca de lã vermelha na cabeça
Um cachecol grená enrolado no pescoço
Um par de meia verdes nos pés
Sandálias havaianas
Um casaco impermeável preto aberto
Uma calça de moleton cinza
Um casaco de abotoar fechado: cinza chumbo, botões de plástico
Um corpo pequeno
1,55m
Um par de óculos com armação de acrílico transparente
Cabelos  brancos - curtos
Boca com batom rosa
Arcada dentária faltando cinco dentes da frente
Vale do Anhangabaú.

Um dia frio.





Nenhum comentário: